Este projecto pretende incrementar os níveis de empreendedorismo e de inovação empresarial, através da criação de novas empresas, e da promoção do upgrading do tecido empresarial existente para novos desafios competitivos.
Desta forma, apresenta os seguintes objectivos específicos e operacionais:

Objectivos específicos

A

Formar uma cultura empreendedora na comunidade, despertando-as para a função de transformação e geração de riqueza para a sociedade.

B

Ampliar a base de empreendedores potenciais, actuando ao nível da motivação, do estímulo e da criação de competências.

C

Aproximar os empreendedores e o seu envolvimento com a comunidade empresarial regional.

D

Promover a inclusão e o empreendedorismo social através do fomento de empresas de iniciativa própria.

E

Estimular, motivar, capacitar e desenvolver empreendedores e gestores capazes de criar e desenvolver empresas de elevado potencial de crescimento.

F

Promover a transformação do conhecimento gerado pela comunidade empresarial e científica, em desenvolvimento tecnológico e inovação, com elevado potencial de criação de valor.

G

Estimular a criação e sustentação de empresas, promovendo acções com vista à concessão de apoio integrado e qualificado.

H

Promover a adopção pelos empreendedores e empresas, de boas práticas de inovação tecnológica, organizacional e as práticas de gestão e marketing, preparando-os para os desafios de um mercado global e gestão de empresas de crescimento acelerado.

I

Diminuir o tempo de implementação de novas startups, através de mentoring e coaching, e alinhamento dos negócios com as oportunidades do mercado, configurando um apoio permanente de capacidades empresariais dos empreendedores.

J

Promover uma melhor preparação de empreendedores e empresas, estruturando canais que permitam melhor acesso das empresas aos investidores.

Objectivos operacionais

01
Realização de dois ciclos de capacitação ao longo dos dois anos, um por cada ano, dos quais resultem a criação de pelo menos 12 empresas (no total).

02
Reunir a manifestação de interesse em termos de adesão ao projeto, para mapeamento das suas necessidades, de até 25 empresas em cada ano.

03
O convite a empreendedores a capacitar visará um número máximo de candidatos a definir tendo por base o potencial de ideias a desenvolver, mas será situado em 15 empreendedores a seleccionar em cada ano.

04
Ter em cada ano pelo menos 6 planos de negócio concluídos, entre os 15 empreendedores capacitados, e que sejam transponíveis para o terreno através da criação de 6 empresas por ano, 12 no total.